O que é fibra de carbono aeroespacial?
Por que o preço deste grau de fibra é tão alto?
" Grau aeroespacial" é geralmente considerado na indústria de compósitos como o material mais alto padrão no campo de materiais compósitos, ou seja, o melhor e mais avançado material na indústria. De certa forma, compósitos aeroespaciais são líderes da indústria, mas que' não é exatamente o que significa. & quot; Grau aeroespacial" significa que o material, membro estrutural, fibra ou sistema de resina é adequado para uso em aeronaves.
Como definir classes aeroespaciais
No sector da aviação, por exemplo, todos os materiais dentro de uma aeronave comercial passam por um " certificação" processo. A Administração Federal de Aviação (FAA) estabeleceu um processo padronizado para que todos os componentes dentro de uma aeronave sejam" certificado". A aeronave certificada tem todos os componentes de materiais aeroespaciais: fuselagem de fibra de carbono, parafusos, alumínio, janelas, adesivos, rebites, parafusos, chapeamento de titânio... Sim, todos os materiais estão verificados! Cada componente instalado em uma aeronave ou motor de aeronave é certificado de acordo com o padrão de aviação apropriado, tornando-o" classe aeroespacial". E esses processos de certificação de longo prazo também fizeram com que os preços dos materiais subissem!
As aeronaves são carregadas com carga preciosa, geralmente, mas não limitado a nós humanos. It' s seguro para voar em hoje' s mundo porque cada componente é dada atenção aos detalhes. A FAA' O envolvimento profundo em aeronaves comerciais e certificadas garante controle de qualidade e práticas de fabricação precisas. Um componente aeroespacial-grau vem com o fabricante do componente' documento de certificação indicando que foi fabricado de acordo com um determinado padrão de qualidade e como foi testado de acordo com esse padrão.
Compostos de grau aeroespacial
Let' s tomar um exemplo de uma estrutura simples de fibra de carbono que está sendo montada e montada na asa de uma aeronave. Antes da peça ser aprovada para colocação na aeronave, ela precisa ser inspecionada. Especificamente, a inspeção incluirá onde a peça foi fabricada e o fabricante' o trabalho de documentação.
Um registro escrito para rastreabilidade dessa seção específica. Detalhes rastreáveis, tais como onde e como foi realizado o NDT, em que autoclave ocorreu a cura, quando o prepreg saiu do armazenamento; se alguma reparação foi feita na peça, que material foi usado na reparação, tecido De onde vieram os materiais, de onde vieram os materiais do núcleo, que ligantes foram adicionados e onde foram feitos?
Os materiais utilizados para fabricar tecidos, fitas ou resinas passam pelo mesmo processo de testes e certificação aprofundados. Os fornecedores aeroespaciais são certificados para uma variedade de fibras, resinas, núcleos e adesivos em suas instalações de fabricação. Isso garante que o fabricante execute o processo com a mais alta qualidade. O conteúdo de um dado relatório de teste para um determinado material é mais ou menos" set in stone". O laboratório' o relatório de ensaio não confundiu nenhum número. O processo de fabricação para fazer o material também é o mesmo para a quantidade de uma fibra específica ou tecido feito de acordo com um método de teste específico, mas o controle de processo é de grau aeroespacial.
Ocasionalmente, pode-se descobrir que materiais não aeroespaciais são mais fortes ou mais baratos do que materiais aeroespaciais. Mas é' s difícil encontrar um material testado que possa alcançar a escala de testes de materiais aeroespaciais-grau. A garantia de qualidade dos componentes estruturais aeroespaciais é virtualmente incomparável.
Precisas dele?
Materiais aeroespaciais em compósitos muitas vezes lideram a indústria. As grandes empresas têm o dinheiro para projetar os mais recentes e melhores sistemas de prepreg, por outro lado, peças estruturais de nível aeroespacial existem há décadas. Tecidos de fibra de carbono aeroespacial, introduzidos na década de 1980, ainda são usados em peças compostas de aeronaves hoje. Tecidos não aeroespaciais são produzidos no mercado hoje com propriedades de laminação semelhantes ou melhores do que aeronaves existentes. Mas tudo isso significa que um rolo de material não aeroespacial poderia ser usado para a próxima construção do spoiler? Não.
It' s o mesmo conceito que colocar um parafuso aeroespacial-grau em sua mesa de cozinha. Os parafusos aeroespaciais aguentam-se? Sim, e provavelmente muito bom. It' não é grande coisa se sua mesa cai ou quebra por causa dos parafusos. Mas o campo aeroespacial é bastante diferente, pois um parafuso quebrado ou ausente pode causar um enorme acidente. Portanto, mesmo que existam outros" não aeroespacial" ou" convencional" tecidos e resinas no mercado que podem atender ao desempenho exigido para aeronaves, materiais aeroespaciais ainda podem ser vendidos ao dobro ou mesmo triplo do preço de materiais comuns.